PACIENTES

Agendamento


Para que o paciente tenha acesso ao processo de triagem para tratamento ambulatorial no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos, é obrigatório o encaminhamento do seu médico através do  Formulário de Encaminhamento*.


No dia da consulta, é importante chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É o tempo necessário para que a Recepção confira seus dados.

Sempre tenha em mãos o Cartão do SUS, documento de identificação RG e CPF, além de um comprovante de residência para abertura da ficha de atendimento.




FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO





O formulário deverá ser preenchido de forma digital.

Todas as informações são imprescindíveis.

Após o preenchimento, o formulário deverá estar assinado e carimbado pelo médico que realiza o seu acompanhamento, podendo ser ele do SUS, convênio ou particular.

Uma vez preenchido, o formulário poderá ser encaminhado pelo seu Município via CROSS.

O formulário será analisado. Caso a solicitação seja deferida, o paciente aguarda, em uma fila de espera, o agendamento de triagem.


REMARCAÇÃO DE CONSULTAS


Se não for possível comparecer à consulta ou sessão de reabilitação agendada, comunique com o máximo de antecedência para que sua falta seja notificada.

Lembre-se: Cada consulta marcada em que paciente não comparece, impossibilita que mais pessoas sejam atendidas, portanto, não falte às suas consultas!

Caso necessite faltar em sua primeira consulta (triagem), é necessário retornar o encaminhamento para a unidade de referência do seu município.










Orientações Gerais


O paciente que não comparecer à unidade com 30 minutos de antecedência do horário agendado poderá não ser atendido.

Menores de 18 anos devem comparecer à consulta acompanhados de um adulto responsável.

É obrigatória apresentação de documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte), cartão do SUS e comprovante de endereço.

Pacientes menores de idade, que ainda não possuam um documento de identificação, devem apresentar a Certidão de Nascimento e o responsável deve identificar-se com documento pessoal com foto.

Na falta dos devidos documentos, o paciente não passará em consulta.

É necessário que o acompanhante esteja junto com o paciente a ser atendido na Recepção Central. Caso isso não ocorra, o acompanhante será impedido de acessar as demais dependências da unidade.

Critérios Gerais de Alta



O programa de reabilitação envolve uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, visando a reabilitação global do paciente. Por se tratar de atendimento realizado por diversos serviços, faz-se necessária a reunião periódica desta equipe, visando alinhar a evolução e os objetivos terapêuticos do paciente.

Nesta reunião, pensando nos objetivos e plano terapêutico, dependendo da evolução do paciente, pode ser definida sua alta do programa ou transição, com encaminhamento para algum seguimento terapêutico interno ou externo, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Saiba quais são os tipos de alta

1. Por objetivos atingidos

Destinada aos pacientes que atingiram ótimo patamar de desenvolvimento funcional, de acordo com o prognóstico funcional e com a Avaliação e Objetivos traçados pela equipe no início do Programa.

2. Por objetivos parcialmente atingidos

Destinada aos pacientes que atingiram um patamar suficiente de seu desenvolvimento funcional, embora alguns quesitos estabelecidos pela equipe não tenham sido alcançados, por motivos diversos (relacionados ao paciente, ao seu cuidador ou responsáveis).

3. Por objetivos não atingidos

Destinada aos pacientes que não atingiram um patamar suficiente do seu desenvolvimento funcional, por motivos diversos (relacionados ao paciente, ao seu acesso à Instituição, ao seu cuidador ou responsáveis).

4. Por intercorrência

Destinada aos pacientes que apresentem problemas de saúde física ou psíquica, problemas com seu cuidador, responsável ou com o acesso à Instituição, dentre outros, que impossibilitem sua manutenção no Programa de Reabilitação.

5. Alta a Pedido

Destinada aos pacientes que decidem deixar o Programa de Reabilitação antes do período estabelecido pela equipe e à revelia de recomendação médica, portanto, antes do alcance dos objetivos estabelecidos. Nestes casos, o paciente, cuidador ou responsável legal deve solicitar um atendimento médico a fim de formalizar o pedido. O Fisiatra responsável pelo caso deverá informar as consequências decorrentes da decisão para a saúde do indivíduo.

Em casos de não adequação do paciente ou do cuidador às regras institucionais, constantes no Regulamento Interno do Paciente, poderá ocorrer alta da Instituição, para não comprometer as atividades das equipes, tampouco o desempenho dos demais participantes.

Alta do programa de reabilitação

A alta do Programa de Reabilitação é determinada pelo plano terapêutico individualizado. Depende do nível do acometimento individual e das condições globais de reabilitação do paciente, tais como: empenho individual, evolução no tratamento ou suporte psicossocial e condições físicas e incapacitantes apresentadas. 

 

Ao final do Programa de Reabilitação, podem ser agendados retornos com médico fisiatra para acompanhamento da evolução pós-alta. O objetivo do seguimento pós-alta é fornecer suporte ao paciente na fase de transição e supervisionar a funcionalidade adquirida, a inserção social, bem como avaliar novas necessidades de intervenções terapêuticas, prescrição de equipamentos e orientar a prevenção de complicações secundárias à deficiência instalada. 

 

Para a efetividade do cuidado, observação dos resultados, seguimento de longo prazo e comunicação adequada com todos os envolvidos no processo de reabilitação e reinserção social, a instituição requer uma pessoa de referência dos cuidados, que comunique-se adequadamente com a equipe e retransmita as informações aos interessados, a saber: o paciente, a família, os demais serviços de saúde com os quais o paciente tenha contato, como escola, trabalho, etc., de acordo com as pertinências de cada assunto e das necessidades do paciente. A pessoa de referência de cuidados poderá ser: 

 

l) O próprio paciente; 

2) Um familiar; 

3) Um parente; 

4) Um colega ou amigo; 

5) Um profissional de saúde.

Perguntas Frequentes

1. Os atendimentos no Lucy Montoro de Santos são pagos?

Os atendimentos no Lucy Montoro de Santos são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, nenhum serviço realizado neste Centro de Reabilitação é cobrado do paciente.

2. Posso ser atendido por meio de encaminhamento do médico do Plano de Saúde?

Sim. Pacientes encaminhados por médicos, de qualquer especialidade, da Rede Pública ou Privada, são atendidos na unidade.

3. Posso agendar uma consulta sem o cartão do SUS?

Não é possível agendar uma consulta para um paciente sem o número do cartão do SUS. Para saber como é feito o Cartão SUS, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou entre em contato com a Secretaria da Saúde de sua cidade.

4. Fui selecionado para a triagem. Como funciona?

A triagem é a primeira avaliação presencial e é realizada por uma equipe interdisciplinar composta por médico fisiatra, assistente social e psicólogo.

Para segurança e melhor aproveitamento do tratamento oferecido ao paciente, a equipe precisa saber o diagnóstico da deficiência e o que ocasionou a mesma, por isso, é fundamental um Encaminhamento Médico. Também é importante que o paciente esteja em acompanhamento médico e em condições clínicas, psicológicas e sociais estáveis.

5. Fui eleito para o tratamento. Quais são os próximos passos?

Na triagem, o paciente será indicado para realizar uma consulta com o médico fisiatra, especialista em Reabilitação e em Funcionalidade, que o acompanhará durante o tratamento.

Nesta consulta são estabelecidos objetivos do tratamento e o plano terapêutico, com base nas características apresentadas durante a avaliação clínica e funcional. Após esta consulta, será agendado o início do atendimento com a equipe interdisciplinar.

6. Não fui eleito para o tratamento. O que fazer?

Na triagem, os pacientes que não estiverem aptos para o nosso modelo de atendimento serão orientados e encorajados a procurar outra instituição que esteja adequada ao tratamento de sua patologia e/ou incapacidade, conforme disponibilidade de serviços de saúde em sua região.

Aos mesmos não será possível a dispensação pela unidade de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

7. Qual é a diferença entre reabilitação e manutenção dos ganhos funcionais das deficiências?

Reabilitação é o processo inicial, integrado e interdisciplinar, desenvolvido por uma equipe multiprofissional e coordenado pelo médico fisiatra. Tem como objetivo atingir o potencial cognitivo e motor máximo do paciente, com o melhor nível de independência possível, além de orientar os cuidados mais adequados para sua condição de saúde.

A manutenção, ou fase pós-Reabilitação, é a fase na qual o paciente já alcançou a maior parte dos ganhos esperados e tende a uma estabilização do quadro; quando novos ganhos funcionais ocorrem de forma mais lenta e menos intensa. Nesta fase há necessidade de manter os ganhos já obtidos e de prevenir possíveis complicações.

O objetivo da Rede Lucy Montoro, por ser uma organização de saúde de alta complexidade, é a Reabilitação.

8. Como realizar uma visita institucional guiada?

As visitas institucionais são agendadas de acordo com a disponibilidade da instituição e tem como intuito apresentar o espaço físico, os serviços e os projetos para profissionais e estudantes de saúde. 

Para solicitar uma visita institucional guiada na unidade de Santos, preencha o Formulário de Solicitação de Visita. Aguarde a confirmação de agendamento por e-mail. Não é permitido abordar pacientes, fotografar, gravar áudio ou vídeo durante a visita e entrar acompanhado de pessoas que não foram previamente cadastradas.

9. Sou paciente e gostaria de registrar um elogio, sugestão e/ou reclamação, como devo proceder?

O paciente, cuidador ou familiar que deseja fazer elogios, sugestões, reclamações ou solicitar informações, pode ir pessoalmente ao SAU, utilizar a caixa de sugestões na recepção da unidade ou encaminhar uma mensagem para o Fale Conosco.

Em caso de reclamação, uma resposta será fornecida em um prazo máximo de 20 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10 dias.


Quer saber mais? 

Confira como funciona o atendimento da Rede Lucy Montoro.

Direitos e Responsabilidades do Paciente

Os pacientes do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos têm direito a:

Ser chamado pelo seu nome / nome social e ser atendido com amabilidade;

Ter garantia da continuidade do tratamento de reabilitação caso se recuse a participar de projeto de pesquisa clínica que ocorra simultaneamente com o tratamento;

Ter a liberdade de recusar o profissional que o atende durante o tratamento. Essa solicitação está vinculada a disponibilidade de outro profissional;

Solicitar cópia do seu prontuário (consulte procedimento a respeito na unidade onde faz tratamento);

Ser notificado acerca dos seus direitos;

Ter liberdade de agir em caso de abuso, exploração financeira, desagravo, humilhação, negligência ou de qualquer restrição que possa ser utilizado como mecanismo de coação, conveniência ou represália;

Ter acesso a outros direitos legais, ou seja, ser conscientizado, informado e sensibilizado sobre direitos constitucionais no que se refere à promoção, assistência e desenvolvimento da pessoa com deficiência em nossa realidade social e cultural.

O paciente/familiar tem a responsabilidade de: 

Fornecer informação exata e completa sobre sua condição clínica atual, doenças já adquiridas, internação realizada, histórico de uso de medicamentos, reações alérgicas e outros assuntos sobre sua saúde. Deve comunicar prontamente ao seu médico e enfermeiro as alterações inesperadas de seu estado clínico. Se o paciente, cuidador ou familiar responsável não compreender claramente o seu programa de reabilitação ou tratamento deve comunicar a equipe de saúde;

Participar do programa de reabilitação e das terapias prescritas pelo médico;

Disponibilizar documentos e exames realizados sempre que for solicitado;

Entregar a cópia assinada do Termo de Responsabilidade e/ou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Consentimento;

Cumprir com as obrigações administrativas e financeiras do seu convênio médico, quando o atendimento for realizado por meio do plano de saúde ou particular;

Cumprir com o Regulamento Institucional do paciente ambulatorial e/ou do paciente internado;

Respeitar os direitos do próximo, tratando-o com cordialidade;

Cuidar da sua saúde, desenvolver hábitos, práticas e atividades que melhorem a sua qualidade de vida;

Ser respeitoso e cuidadoso com os pertences de outros e do Instituto;

Informar no momento da admissão quem será o acompanhante durante a sua reabilitação, fornecendo o nome completo, documento pessoal (RG) e telefone de contato;

Colaborar em possível investigação e resolução sobre a violação de seus direitos;

Assumir a responsabilidade pela recusa ao procedimento, exame ou tratamento recomendado e pelo descumprimento das orientações do profissional ou equipe de saúde.

As Assistentes Sociais e o Corpo Diretivo do Lucy Montoro de Santos encontram-se à disposição para esclarecer possíveis dúvidas!

Ouvidoria:
0800 770 1484 (segunda à sexta feira das 08hs às 18hs)

ouvidoria@cejam.org.br

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